segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Função do Cartão Cinza e cartão cor!

Cartão cinza

O cartão cinza é usado para determinar o valor de exposição (EV) correto para o ensaio fotográfica.

A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário levando-se em conta o ângulo da luz que incide sobre ele e a direção da tomada fotográfica.

Cartão cor

Consiste de uma série de seis manchas cinzentas, mais típico aditivo e subtrativas (turquesa, magenta, amarelo) primárias, além de outros "naturais", tais como cores claras e escuras da pele, azul-céu, folhagem , etc Os pigmentos foram selecionados para a constância de cores, ideal quando se comparam fotos do gráfico com imagens das cores naturais , como reproduzido em película de cor!

É usado como uma maneira de ajudar o processo de obtenção de fidelidade de cores

Fotografia Documental- ULBRA

Professor Fernando Pires

Fotoetnografia!


Fotoetnografia

A Etnografia estuda os grupos da sociedade, suas características antropológicas, sociais e culturais. Quando a fotografia é utilizada como instrumento principal na realização de um trabalho etnográfico, esta se torna uma fotoetnografia. A fotografia etnográfica pode estar inserida em trabalhos científicos, exposições ou diversos tipos de publicação. Pode ser caracterizada como objeto de estudo, pesquisa ou como mera ilustração. Esse tipo de trabalho contribui para que haja um resgate de informações relacionadas aos diferentes tipos de etnias.

O trabalho fotoetnográfico, no que se refere à produção, deve contar com um profissional que garanta qualidade no registro imagético. A preocupação com a captação da imagem é um importante pré-requisito para quem irá gerar o material fotográfico, seja este realizado por um profissional da fotografia, por um etnólogo ou pesquisador que siga os preceitos antropológicos.


Fotografia Documental ULBRA- Prof.: Fernando Pires

Ensaio sobre a cegueira!


Jose Saramago

Um vírus se espalha pela cidade ,chamada doença branca,o governo resolve criar um isolamento,onde os infectados serão isolados em quarentena para que o vírus não se alastre,o numero de pacientes aumenta gradativamente,com o tempo nem médicos nem enfermeiros estão livres do vírus.

Com o abandono de ajuda, as pessoas começam a se ajudar como podem,facções se criam dentro do suposto isolamento,a falta de higiene e cuidados médicos dominam o lugar.

E um filme bastante intrigante pois nos faz refletir o quanto precisamos uns dos outros e são nesta situações que percebemos isso.

Entre Livros!





Feira do Livro Porto Alegre.

Fotografia Documental-UlBRA Prof.Fernando Pires